Claudia Andujar

"

“A Funai, na época, não tinha nem um plano de fazer um trabalho de saúde, então, aqui em São Paulo, encontramos alguns médicos, dois, que se interessaram por começar um trabalho de saúde por lá. Os Yanomanis, por cultura, não tem nomes como nós temos. Voltou a questão da minha infância. De meus pais serem levados em campos de concentração, numerados como identificação. Bom, depois eles morreram. O fato que eu marquei eles para viver.”

O programa Foto em Cena tá com um video ma-ra-vi-lho-so (de 12 minutos) com uma entrevista com a fotógrafa Claudia Andujar: http://www.fotoemcena.com/programa18.htm

Naturalizada brasileira, de origem húngara, Claudia Andujar nasceu na Suíça, em 1931. Após a segunda guerra mundial, emigra para New York, onde inicia o seu contato com a pintura e a fotografia. Em 1955, muda-se para o Brasil.
Atuou como fotojornalista entre 1960 e 1971, trabalhando para importantes publicações como Realidade e Time. Possui trabalhos em diversas Coleções nacionais (MAM-SP, Coleção Pirelli/MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo) e internacionais (MoMa – Nova York, Amsterdam Art Museum). Através de Darcy Ribeiro, estabelece seu primeiro contato com populações indígenas, em 1958. No final da década de 1960, realiza os primeiros registros sobre os índios Yanomani, que passam a ter importância vital em seu trabalho.
Autora de diversas publicações, tais como: Marcados (Editora Cosac Naify, 2010); Vulnerabilidade do ser (Cosac Naify, 2005), Yanomani: A casa, a floresta, o invisível (Editora CBA, 1998); Mitopoemas Yanomani (Olivetti do Brasil, 1979); Yanomani em frente ao eterno (Editora Práxis, 1979).

Anúncios

One Response to “Claudia Andujar”

  1. Noel Medrado Aguiar Says:

    Olá Claudia amei seu trabalho, estou fazendo uma atividade com suas imagens e gostaria de receber mais informações sobre seu trabalho… Abraçosssss…

    Noel Medrado


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: