cidade para pessoas

"

A Natália Garcia é uma jornalista foda. Eu a conheci pessoalmente da última vez que estive em São Paulo e sentamos para conversar sobre o seu projeto, o Cidade para Pessoas. Durante um ano, a Natália vai percorrer 12 capitais do mundo procurando uma resposta pra a pergunta: Como tornar uma cidade melhor para seus habitantes?

As cidades escolhidas são resultado de projetos do arquiteto dinamarquês Jan Gehl, que atua como planejador urbano há 50 e vive em Copenhagen. “Na década de 60, ele arranjou um emprego na prefeitura de Copenhagen e emplacou o polêmico projeto de impedir que carros circulassem por uma das principais avenidas comerciais da cidade. “Não somos a Itália”, diziam jornais no dia seguinte ao anúncio dessa ideia, tentando mostrar que o clima nórdico da Dinamarca não convidava as pessoas à rua e que, sem a circulação de carros, aquela avenida morreria. Mas não morreu. Ao contrário, ali foi criado o Strøget, um calçadão de pedestres que rapidamente virou um efervescente ponto de circulação de pessoas à pé e de bicicleta. Um ano depois, todas as lojas de comércio do local lucraram com a iniciativa e hoje Copenhagen é a cidade com o maior número de usuários cotidianos de bicicleta do mundo. ”

A lista de cidades e todos os detalhes do que será produzido pelo projeto estão no blog http://cidadesparapessoas.com.br

Outra coisa muito legal do projeto é que você pode dar um suporte a ele. No site do catarse.me tem um video onde a Natalia explica sua ideia e convida as pessoas a darem uma grana em troca de conteúdo exclusivo, ajuda de bike-anjo, posters, mapas para andar de bicicleta e até uma consultoria informal do próprio Jan Gehl para a sua cidade.

Bora lá, gente, fortalecer o projeto e ajudar o Brasil a ter cidades melhores para nós.

Parabéns, obrigada e boa sorte, Natália. Tamo te acompanhando : ))

Anúncios

2 Responses to “cidade para pessoas”

  1. thaís Says:

    que projeto lindo! se todo mundo pensasse na cidade dessa maneira, tudo seria mais agradável.. =)

  2. Hugo Says:

    Nossa, que foda…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: