Diário da Amazônia

"

“Na manhã de 01.01.11 acordei de ressaca na selva amazônica. Um barco tocava música brega alta. O rio estava sujo. Lavavam panelas nele. E também as mesas da festa. Era sábado. Parecia domingo. A praia tinha latinhas de cerveja, garrafas de champanhe e  garrafas pet. Entrei no rio para catar uma sacola de plástico. Sou a guardiã do rio Negro, eu disse. E mergulhei. Trouxe duas latinhas e uma garrafa pet. Isso não é presente que se dê para Iara, a  Iemanjá das águas doces.

Colocaram a tv no quarto. Pela primeira vez, televisão. Chovia em Brasília. O Rolls Royce de Dilma Rouseff cortava a chuva e ao lado dela, mulheres corriam. Seguranças mulheres. Alguma coisa transformadora está acontecendo, vai acontecer neste país, pensei. A selva amazônica ao fundo. Amazonas, na origem: uma civilização de mulheres. Ao meu lado, livros de Darcy Ribeiro. Queridas brasileiras e queridos brasileiros. Orgulho de ser a primeira presidente mulher deste país.

Ecos da festa na floresta: danças estranhas. Mulheres vestidas de peixe. A dança do peixe. A presidenta fala de preservar a Amazônia. Abaixo de mim,  os índios estão esticados em suas rede. Já não são índios. Mas não deixaram de ser. Os missionários não conseguiram. O capitalismo não conseguiu. Por mais que se aculturem, não deixam de ser índios.  “Impressiona que esta comunidade, mesmo transfigurada racialmente, através da violência e da mestiçagem, perdendo sua figura biológica de índios para serem predominantemente mestiçados de brancos e negros, permanece indígena, em suas mentes”, diz Darcy Ribeiro, em Falando sobre os índios. O grande Darcy nos acompanha nesta viagem.

(…)”

Uma delícia viajar com a Kiti: http://diariodaamazonia.wordpress.com

About these ads

One Response to “Diário da Amazônia”

  1. christianetassis Says:

    beijo, amore! viajaremos juntas em ny, quem sabe….;)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 54 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: