Something

"

Desde que eu cheguei em Nova York meu olho vê essas pessoas dormindo em si mesmas na rua. Me deixava um pouco impressionada, poxa, esse pessoal tá cansado demais mesmo, dormindo sentado com a cabeça jogada pra trás desse jeito.. Mas aí fui conversando, ouvindo daqui e dali e fui descobrindo que esse sono muitas vezes não era de descanso. A heroína é uma droga muito usada por aqui. Se você se sentar em algumas praças, só para observar, em dez minutos, eu garanto, você vai ver alguém viajando com a droga de um dos jeitos mais tristes que você pode imaginar.

Esse dormindo que essas pessoas estão não é só da heroína. Muitos deles, eu não posso afirmar que todos, é do remédio que o governo americano fornece para “desviciar” da droga. É TAO comum e TAO triste. No meio da diversidade toda, das possibilidades todas da cidade, do estilo, do glamour, essas pessoas que não deram conta do sistema chamam muito a minha atenção.

Comecei a registrar, a princípio, por causa do vazio que me dava. Aí comecei a juntar esse something, essa alguma coisa que tira essas pessoas do dia a dia da vida. Pode ser a heroína mesmo, que é o caso certo dos dois da primeira foto. Pode ser a droga legal do governo, que é o caso dos dois da terceira. Pode ser o cansaço da luta, que é uma mistura de todos. Sometimes heroin, sometimes a legal drug, sometimes only tiredness.

Acho que estou fazendo essa série. Acho, porque me dá um trem toda vez que eu aperto o botãozinho do shutter e guardo essa cena na memória dos meus olhos, da minha cabeça e agora na memória do pra sempre que a fotografia dá. Não é bonito não. Mas não é só de belezas que é feita a vida, não é?

15 Responses to “Something”

  1. Ana Barroso Says:

    O seu blog é sempre um dos momentos mais bonitos do meu dia. Eu sou uma fã quietinha. Sensasional essa série. Beijo

  2. Zezé Says:

    Li agora que me recompus, lembrei que meu pai era apaixonado pelas fotos/manchetes dos jornais.
    Realmente, boas fotos são fiéis resenhas do fato.
    Chocante essa série de fotos. + + + + + + + + orgulho de você, beijos.

  3. Natalia Says:

    Tão lindas essas fotos. Compartilho da tua tristeza.
    Parabéns por ter um olhar tão sensível.


  4. Realmente são imagens muito tristes, com a qualidade das fotos e a riqueza dos seus relatos, por alguns minutos o espaço-tempo se converge e da pra ouvir sua voz. É muito bom perceber este pedacinho de você. Compaixão quando espontânea, é uma virtude rara. Parabéns.

  5. helen Says:

    amo esse blog…
    sou fã quietinha também, mas estou sempre aqui, olhando através dos seus olhos…


  6. Você é uma artista, já está pronta!!! Fique aí em Nova York, viva tudo que puder viver, conheça pessoas, registre tudo, divida com a gente, mas tenha uma certeza, o mais importante para ser o(a) melhor fotógrafo(a)do mundo é o olhar sensível e isso você já tem!
    Quanto à beleza, digo que ela está no contraste e na composição das suas fotos e na nota DEZ!!!!


  7. Corrigindo: nota dez e não na nota dez!!!

  8. mari Says:

    que triste isso.

  9. juliana Says:

    é, muito muito triste. acho que se eu tivesse aí, ia ficar perplexa, olhando pra essas pessoas.
    hoje eu vi um senhor dormindo sentado na praça da estação, elisa. daí lembre de vc. :) e tinha um outro, dormindo encolhidinho no chão. mas pelo menos no nosso caso, acho que não é heroína, né?

  10. Elisa Says:

    Muito obrigada pelo carinho e atenção de todos vocês. É um prazer fazer o bonitoisso e um prazer ouvir que vocês gostam : )) Com amor,

    Elisa

  11. Isabela Costa Says:

    Assim, estonteante. A idéia. O olhar. A sensibilidade.

    Parabéns!

  12. camila Says:

    vendo as fotos, achei que eram moradores de rua.
    no entanto, lendo o texto fiquei chocada.
    é muito triste !
    mas o seu olhar é demais :)

  13. milena Says:

    caralho elisa, cê tá foda…

  14. Zazá Says:

    Quando digo que suas fotos falam…sinto a sua tristeza e além de tudo descobri outro lado seu: escreve bem pra caramba!!! Bjus,

    Zazá


Deixe um comentário

