eduardo kac

"

Lembra quando rolou uma história de um coelho verde fluorescente, lá pelos idos dos anos 2000, obra de um bioartista, brasileiro, chamado Eduardo Kac? Pois..

Kac é pioneiro da arte digital e transgênica, no mundo. Além da coelhinha Alba, ele é o pai, dessa vez acho que posso chamar ele de pai mesmo, da Edunia. A Edunia é uma planta, uma flor, resultado de uma mistura de gens do artista e de uma Petunia. *Meus olhos ficam arregalados.* O DNA do Eduardo está aí, nas veias vermelhas da pétala. Aqui, você pode ler uma explicação do artista sobre a obra.

Em 1986, siliga na data, isso é antes da invenção da web, Eduardo desenvolveu a “a arte da telepresença”. Sou fã desse cara. Durante uma exibição no Rio, um robô operado via radio interagia com os visitantes em tempo real. Saindo voz de dentro dele, tá? O projeto cresceu e todo o trabalho sobre telepresença passou a se chamar “Ornitorrinco”, uma referência à característica híbrida do mamífero-ave. O trem ficou tão grande que tem obras tipo o “Ornitorrinco no Sahara” e até o “Ornitorrinco na Lua”. E, depois, com a web, o mundo todo começou a participar e a ver as reações do robôzin.

Tem mais.

Eduardo Kac é criador da holopoesia. Holopoesia é “uma linguagem verbal/visual que explora as flutuações formais, semânticas e perceptuais da palavra/imagem no espaço-tempo.” Ele inventou essa história em 1983.
Olha, eu não tinha nem nascido e o cara já tava inventando poesia digital.


(ai, num consegui dar um print screen direito)

Falei, falei, falei pra ver se você, que está em BH, num corre pra ver os últimos dias da exposição dele, Poesia Digital, no Oi Futuro. São 14 dos seus primeiros poemas e a maioria deles interativo. Superlegal para quem gosta de arte, vida digital e tá estudando letras, viu, Sofia ; ) Quem vamos tomar cerveja depois?

Pra quem aqui não está, um monte de coisas dele aqui.

Anúncios

3 Responses to “eduardo kac”

  1. carina Says:

    a arte é a mãe da tecnologia.

    ou inspiração pra quem tem problemas com a mãe hehe.

  2. Rebecca Says:

    Eu fui ver, e acabei tomando cerveja com você! Não é bonito, isso?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: