Carta ao Zézim

"


Porto, 22 de dezembro de 1979

Zézim,

cheguei hoje de tardezinha da praia, fiquei lá uns cinco dias, completamente só (ótimo!), e encontrei tUa carta. Esses dias que tô aqui, dez, e já parece um mês, não paro de pensar em você. Tou preocupado, Zézim, e quero te falar disso. Fica quietO e ouve, ou lê, você deve estar cheio de vibrações adeliopradianas e, portantO, todo atento aos pequenos mistérios. É carta longa, vai te preparando, porque eu já me preparei por aqui com uma xícara de chá Mu, almofada sob a bunda e um maço de Galaxy, a decisão pseudo-inteligente.

Seguinte, das poucas linhas da tUa carta, 12 frases terminam com ponto de interrogação. São, portanto, perguntas. Respondo a algumas. A solução, concordo, não está na temperança. Nunca esteve nem vai estar. Sempre achei que os dois tipos mais fascinantes de pessoas são as putas e os santos, e ambos são inteiramente destemperados, certo? Não há que abster-se: há que comer desse banquete. Zézim, ninguém te ensinará os caminhos. Ninguém me ensinará os caminhos. Ninguém nunca me ensinou caminho nenhum, nem a você, suspeito. Avanço às cegas. Não há caminhos a serem ensinados, nem aprendidos. Na verdade, não há caminhos. E lembrei duns versos dum poeta peruano (será Vallejo? não estou certo): “Caminante, no hay camino. Pero el camino se hace ai anda”.

Mais: já pensei, sim, se Deus pifar. (…)

Saudade de escrever cartas, como disse minha amiga Ju, quando me mandou esta do Caio Fernando de Abreu. Maravilhosa.

Continue lendo aqui.

2 Responses to “Carta ao Zézim”

  1. juliana Says:

    Oi Elisa.
    Cheguei até aqui, é certo, a partir da minha querida Cris Linda Guerra com um link no HVA para o seu flickr…e de lá um pulo para cá. E desde então venho passear por aqui todos os dias. Os passeios têm sido bons. Muito bons. Estou adorando.
    bjo!

  2. madoka Says:

    E o Caio já fez a viagem dele. Pena não ter mais livros para serem lidos, acho que já li todos.


Deixe um comentário

