uma cura

"

BRAVO!: Você é um documentarista reconhecido que sempre zelou pela discrição. No entanto, em “Santiago”, resolveu se expor publicamente. Por quê? É uma auto-sabotagem?

João Moreira Salles: Não, talvez seja exatamente o contrário — uma tentativa de me salvar, de me curar. Fiz “Santiago” pensando sobretudo em sanar as aflições que me rondavam a alma e que, de certo modo, ainda me atormentam. Trata-se de um filme essencialmente terapêutico. Quando decidi rever o material que rodei em 1992, tinha 43 anos e atravessava uma intensa crise. Estava adquirindo a consciência muito profunda de que as coisas realmente passam e de que não conseguimos recuperá-las. Para mim, que não acredito em nada, que não alimento nenhuma fé metafísica, a morte e a passagem do tempo são problemas imensos, obsessões que sempre me acompanharam. A diferença é que, com 30 anos, possuía apenas uma compreensão abstrata, intelectual do assunto. Agora, a compreensão se tornou concreta. Compreendo com as tripas. Intuitivamente, julguei que retomar o documentário inacabado me ajudaria a organizar o caos em que imergira. Há quem, no meio de uma tempestade existencial, resolva usar drogas, viajar a Lourdes e clamar por um milagre, conhecer o Dalai Lama ou praticar esporte. Eu resolvi fazer um filme.

Bold por minha conta e risco.
João Moreira Salles (<3) para Armando Antenore (<3), em 1º de agosto de 2008.
A entrevista linda toda aqui. Aqui o trailer.

3 Responses to “uma cura”

  1. Rebecca Says:

    Li essa entrevista, na época, e me vi com os olhos cheios de lágrimas, várias vezes… Mas só no fim do ano passado pude ver o filme, que é muito lindo… acho que um dos documentários mais bonitos que já vi.

  2. madoka Says:

    puxa vida, não vou poder ver no telão, por qui onde moro, difícil chegar filme brasileiro. Quero muito ver, vou procurar e brigadão pela dica, seu blog é lindo.


Deixe um comentário

